O monitoramento detalhado ao longo do processo de fabricação do cimento é essencial para garantir eficiência, qualidade e segurança do processo. A combinação de câmeras de vídeo, câmeras termográficas e pirômetros oferece uma visão completa da operação:
Câmeras de vídeo permitem o acompanhamento visual contínuo e seguro do processo.
Câmeras termográficas identificam variações de temperatura em tempo real, prevenindo falhas e otimizando a queima.
Pirômetros asseguram medições precisas em pontos críticos, garantindo o controle térmico ideal.Juntas, essas tecnologias aumentam a produtividade, reduzem paradas inesperadas e prolongam a vida útil do forno e resfriador — um investimento inteligente para elevar a eficiência do processo e a qualidade do produto final.
Extrusão de Filme Plástico
Na produção de película moldada, os polímeros são fundidos através de uma matriz plana para formar um filme fino. Este filme é atraído para a superfície de um rolo refrigerado, usando a força de uma faca de ar ou caixa de vácuo, onde se solidifica imediatamente.
O filme então passa por uma série de rolos de resfriamento antes de ser recortado na borda e normalmente enrolado em um rolo. Algumas máquinas extrusam uma série de filmes para um produto final laminado.
Necessidade de aplicação
O monitoramento com sensores infravermelhos é necessário para garantir a uniformidade da temperatura da matriz, controlar as temperaturas dos rolos e detectar rupturas de filmes.
Principais benefícios:
- O scanner de varredura linear monitora em tempo real a temperatura da cortina fundida
- A medição de temperatura utilizando sensores pontuais aferem a temperatura ao final do processo, garantindo a qualidade do produto final


Extrusão de Filme Soprado
O processo envolve a extrusão de um tubo de polímero fundido (tipicamente polietileno) através de uma matriz que o infla várias vezes o seu diâmetro inicial para formar uma bolha tubular de película fina.
Esta bolha é arrefecida à medida que é puxada para cima e, eventualmente, congela, antes de desmoronar para ser enrolada e ser cortada para processamento como uma película plana ou mantida na forma tubular para fazer sacos de plástico.
A solidificação ocorre na linha de congelamento e a posição desta linha é controlada por vários parâmetros, como fluxo de ar, velocidade e diferença para a temperatura ambiente.
Necessidade de aplicação
A temperatura é um parâmetro importante do processo. Manter a integridade do filme sólido e fundido é vital para evitar a instabilidade da bolha. O monitoramento da linha de congelamento pode maximizar essa estabilidade.
A medição de temperatura sem contato é a única maneira de medir a temperatura do filme em movimento sem danificá-lo.
Benefícios para o cliente:
- Monitoramento da altura e largura da linha de congelamento para garantir propriedades corretas de cristalização
- Medir a temperatura do polímero na matriz para garantir a resistência correta à fusão
- Medir a temperatura final antes de rolar
Plastic Sheet Extrusion
Na produção de extrusão de chapas de plástico, os polímeros são fundidos através de uma ranhura ou matriz plana (extrudida) para formar uma folha fina fundida. Esta folha é atraída para a superfície de um rolo refrigerado, onde imediatamente se solidifica. A folha passa então por uma série de rolos que determinam a espessura e a textura antes de serem cortados na borda para o tamanho requerido (folha de calibre pesado) ou enrolados em um rolo (folha de calibre fino). As folhas de plástico extrudido são frequentemente utilizadas para a termoformação numa forma final (por exemplo, na fabricação de painéis internos de frigorífico ou congelador ou de copos de bebida de plástico).
Necessidade de aplicação
A detecção dos problemas do “aquecedor de parafusos” é necessária para garantir a uniformidade da temperatura da matriz, controlar as temperaturas dos rolos e detectar rupturas de filmes.
Benefícios para o cliente:
- O Linescanner facilita o controle da temperatura da cortina de fusão
- Medição de temperatura usando sensor de ponto para medição de temperatura de folha a jusante otimiza a qualidade do produto final


Revestimento por Extrusão
O processo de revestimento por extrusão (no topo do substrato) e laminação por extrusão (entre dois substratos) força de forma similar uma resina termoplástica derretida através de um molde horizontal para um substrato em movimento. Os substratos incluem papel, alumínio, cartão e filmes impressos.
Necessidade de aplicação
A detecção precisa de defeitos durante a fabricação é necessária para melhorar a qualidade do produto.
Benefícios para o cliente:
- Usar os scanners de varredura linear para identificar defeitos mínimos e evitar problemas de qualidade do produto e altos custos de rejeição
- Usar os scanners de varredura linear para configurar e otimizar as máquinas de revestimento/laminação para uma eficiência ideal do processo


Quer saber como implementar essas soluções na sua planta de cimento?
Nossa equipe técnica está pronta para ajudar a otimizar seu processo e garantir o melhor desempenho térmico e visual dos fornos e resfriadores.