Indústria de Papel e Celulose: Automação e Controle Térmico com Soluções Infratemp

O monitoramento e o controle térmico são fundamentais para garantir eficiência energética, qualidade do produto e segurança nos processos de produção de papel e celulose.
As soluções da Infratemp combinam câmeras térmicas, sensores de temperatura e softwares de análise para otimizar a operação, reduzir custos e aumentar a confiabilidade das máquinas e equipamentos.


Extrusão e Laminação


As máquinas contínuas de laminação e gravação geralmente aquecem e curam vários substratos antes de imprimir um acabamento texturizado em um ou ambos os lados.

Dependendo do acabamento desejado, rolos também podem ser usados ​​para modificar a suavidade, brilho superficial e uniformidade de espessura. A energia térmica é adicionada ao processo pelo uso de rolos aquecidos e aquecedores de painel infravermelhos elétricos ou a gás.

Necessidade de aplicação

A temperatura do produto precisa ser medida em vários estágios do processo para o controle de ciclo fechado de aquecimento, cura e resfriamento. A homogeneidade da temperatura da superfície do produto precisa ser identificada de modo que as seções defeituosas do produto acabado possam ser removidas do enrolamento.

Benefícios para o cliente:

  • Sensores infravermelhos medem a temperatura para otimizar a fase de aquecimento, cura e resfriamento
  • O scanner de linhas IR mede a temperatura para detectar quebras, rasgos ou ondulações nas bordas para reduzir o desperdício e para verificar a distribuição uniforme de temperatura

Processamento de Papel e Celulose


Para produzir papel, a madeira da polpa é colocada em um digestor para dissolver a celulose e produzir fibras de madeira. O subproduto desse processo, o licor negro, é pulverizado em uma caldeira de recuperação e queimado; produzindo licor verde em uma unidade de combustão, onde a temperatura deve ser mantida a aproximadamente 1037 ° C para mantê-lo aceso. Se o licor estiver muito úmido, isso causará uma condição de “blackout”.

Necessidade de aplicação

Um sensor com uma ampla faixa de temperatura é necessário para monitorar as temperaturas do gás na área do tubo da caldeira garantindo que elas estejam quentes o suficiente para evitar que a cinza se acumule nos tubos de água.

A temperatura do licor verde e de outros produtos químicos em um forno rotativo é aquecida a cerca de 1150 ° C e o monitoramento da temperatura do forno para pontos quentes ou desgaste excessivo do refratário é importante para a qualidade e manutenção.

Benefícios para o cliente:

  • Controlar a umidade do licor negro, afetando a consistência da chama da caldeira
  • Reduzir os custos de manutenção através do monitoramento da temperatura da chama
  • Gerenciar o refratário para evitar paradas desnecessárias do forno
  • Garantir temperatura do material no interior do forno

Produção de Papelão


O papelão consiste em camadas externas e núcleo ondulado coladas em uma máquina corrugadora. A cola é curada quando a prancha passa por um rolo aquecido a vapor. A temperatura é controlada por quanto a placa é enrolada em volta do rolo e a tensão na placa.

Necessidade de aplicação

A medição da temperatura é necessária no centro e nas duas bordas para garantir a aderência e a planicidade adequadas da placa. Aquecimento irregular pode fazer com que a placa se deforme. Caixas mais pesadas podem consistir em várias camadas planas e onduladas. Cada camada deve ser seca para garantir uma boa adesão e que o produto permaneça plano.

Benefícios para o cliente:

  • Fornecer medição de temperatura consistente para garantir a qualidade do produto
  • Feedback de loop de controle para ajuste de temperatura

Secagem de Papel


Em uma fábrica de papel, o papel deixa a máquina fourdrinier e continua a ser enrolado em vários rolos aquecidos a vapor para secá-lo antes de ser enrolado. Se a secagem não estiver completa, haverá manchas de água no papel.

Necessidade de aplicação

A medição e o controle contínuos da umidade na fabricação de papel são críticos para o custo e a qualidade do produto. Um teor de umidade inadequado causa flambagem no papel.

O monitoramento e alarme são necessários para detectar o excesso de umidade, através da medição da temperatura, que ocorre em pontos com temperaturas mais baixas.

Benefícios para o cliente:

  • Medição de temperatura em tempo real com o scanner de varredura linear
  • Possibilidade de controle das temperaturas dos tambores a vapor

Quer saber como implementar essas soluções na sua planta de papel e celulose?

A equipe Infratemp está pronta para ajudar a automatizar e otimizar seus processos térmicos, garantindo maior eficiência, qualidade e segurança operacional.
Com nossas soluções, sua planta se torna mais inteligente, sustentável e produtiva.

Blog

Ver Todos Os Posts